segunda-feira, 21 de maio de 2012

The Last of Us


O mundo mudou. Desde que uma estranha infecção transformou todas as pessoas do planeta em uma espécie de monstro, os poucos sobreviventes tiveram de se refugiar em prédios abandonados, construindo pequenas fortalezas improvisadas e se unindo em grupos para aumentar as chances de escapar daquela situação. O problema é que o desespero forçou os últimos de nós a encarar um novo tipo de sociedade muito mais selvagem e brutal.

É nesse clima hostil e de perigo iminente que o novo trailer de The Last of Us, “The Truck Ambush”, começa. Ainda que a Naughty Dog não tenha nos mostrado cenas de jogabilidade, o vídeo permite que tenhamos uma ideia da atmosfera que encontraremos nesse universo pós-apocalíptico.
Regra número 1: não confie em ninguém
Quando o mundo estiver praticamente acabado, você será capaz de confiar nas pessoas? Essa é a pergunta que o novo trailer de The Last of Us nos apresenta logo de início. Após Joel e Ellie serem forçados a tomar uma rota alternativa, eles se deparam com um homem pedindo ajuda no meio do caminho. O que fazer?
É nesse momento que a principal regra do game é imposta: a desconfiança. A sociedade mudou e as pessoas farão de tudo para obter mantimentos e outros recursos, elementos tão escassos nas cidades abandonadas. Não há mais espaço para o bom samaritano, e quem tentar manter o espírito caridoso nessa sociedade degenerada possivelmente será morto em uma emboscada.
Pedidos de ajuda em meio a um mundo degenerado sempre são suspeitos
O grande foco do trailer está exatamente nessa característica. A ideia foi reforçada pelo diretor do título, Bruce Straley, que afirmou ao site GameTrailers que a proposta do game é fazer com que o jogador se questione sobre o que fazer e em quem confiar após todas as noções de ética e moral terem desaparecido juntamente com a esperança.
O trailer passa muito bem essa desolação e perda da fé na humanidade, mas não apenas pela armadilha em si. A própria trilha sonora contribui para construir esse conceito de vazio que a Naughty Dog vem apresentando até agora. A canção “Alone And Forsaken” (Sozinho e Abandonado, em uma tradução livre) exprime bem o sentimento dos personagens naquela situação. Perceba que, na cena de mais ação, a seguinte estrofe se destaca:
    Sozinho e abandonado pelo destino e pelo homem
    Oh, Senhor, se você me ouvir, por favor, segure a minha mão
    Oh, por favor, entenda.
Como dito anteriormente, “The Truck Ambush” não nos mostra nada da jogabilidade, mas é possível imaginar que teremos muitos desses momentos críticos ao longo da trama, criando situações bem diversas. O grupo de sobreviventes visto no trailer é apenas um exemplo daquilo que aguardará a dupla em sua viagem por aquilo que já foram os Estados Unidos.
Mais do que os monstros, as pessoas são a principal ameaça em The Last of Us
Talvez ainda seja cedo para especular as possibilidades de jogo que o encontro com essas facções irá proporcionar, mas é possível ter uma ideia com base no histórico da produtora com a série Uncharted. Provavelmente teremos alguns Quick Time Events nessas cenas de sobrevivência (como controlando a caminhonete para evitar que ela seja destruída por um ônibus), seguidos por combate direto contra os agressores. A fórmula deu certo até agora, então só podemos esperar o melhor.
A nova Ellie
Outro ponto bem interessante em “The Truck Ambush” é a versão atualizada do visual de Ellie. A protagonista sofreu uma pequena alteração em seu rosto, ganhando um ar mais jovem e até mesmo inocente, criando um contraste interessante com o semblante duro de Joel.
Novo rosto de Ellie
No entanto, a alteração não tem nada a ver com as antigas semelhanças com a atriz Ellen Page, mas como uma forma de potencializar a interpretação de Ashley Johnson, que dará vida à heroína do game. Segundo o diretor criativo de The Last of Us, Neil Druckmann, o novo rosto permite que Ellie tenha muito mais das expressões de Ashley, o que deixa a atuação muito mais convincente.
Além disso, a alteração fez com que a protagonista ficasse muito mais jovem, o que Druckmann diz fazer muito mais sentido dentro da trama. O problema é que teremos de esperar o lançamento para descobrir o que isso significa.
Ellie no primeiro trailer (à esquerda) e em "The Truck Ambush" (direita)
Em termos gerais, esse último trailer mostra que a Naughty Dog continua com seu padrão de qualidade. Os gráficos estão muito bonitos, assim como a arte do mundo pós-apocalíptico, nos convencendo de que aquilo é possível e real.
Enquanto isso, continuamos esperando pelas primeiras cenas de jogabilidade, algo que provavelmente veremos durante a E3.

0 comentários:

Postar um comentário