sexta-feira, 4 de maio de 2012

Hybrid traz inovações ao gênero de tiro em terceira pessoa

Img_normal

Tivemos acesso ao Beta fechado de Hybrid, o novo jogo da 5th Cell. O título é um game de tiro em terceira pessoa que utiliza o esquema cover-based — os jogadores devem se esconder atrás de barreiras para se enfrentar — ao mesmo tempo em que introduz novidades no estilo.



Em 2032, um recém-construído acelerador de partículas explodiu, destruindo completamente a Austrália e espalhando matéria escura por todo o mundo. O planeta caiu em um turbilhão de conflitos quando uma realidade paralela veio de encontro à nossa. Uma nova espécie conhecida como Variant surgiu e entrou em guerra contra os Paladins, os rebeldes humanos.





O ambiente de Hybrid é uma batalha mundial ocorrendo em tempo real. Todo o planeta está dividido em distritos, e os dois times devem lutar para conseguir conquistar o máximo de territórios possível. O game incentiva a competição entre equipes: na tela inicial, existe uma opção para chamar seus amigos da LIVE para entrar no seu time e defender os territórios.

Subindo pelas paredes

A primeira impressão com a jogabilidade que tivemos é que o jogo favorece os campers e os snipers, justamente pela temática cover-based. Mas essa impressão desapareceu assim que a primeira partida se iniciou. Quem ficar muito tempo parado pode ser cercado rapidamente ou até mesmo atingido por granadas e tiros de armas especiais.

A variedade de equipamentos, mesmo no Beta, é grande. As armas não fogem muito do padrão: shotguns, metralhadoras, granadas, rifles de longa distância e armas de destruição de área, como uma que causa uma espécie de pulso magnético destruindo quem estiver pelo caminho. Os jogadores ganham experiência e liberdade para modificar seus lutadores e equipamentos conforme o jogo avança.

Img_normal


A jogabilidade em Hybrid é um pouco diferente do modelo tradicional. Em vez de correr para os lados e por entre as barreiras na hora de enfrentar os inimigos, você deve usar o jetpack para voar de uma proteção até a outra.

Além das batalhas aéreas, o estilo do game permite que os jogadores fiquem escondidos nas paredes ou até mesmo no teto. Graças a essa inovação, as equipes podem desenvolver estratégias de ataque mais dinâmicas, pois é possível cercar os adversários pelo chão e pelo ar.

Três jogadores no time, mas 12 combatentes na batalha

No Beta de Hybrid, é possível montar equipes com apenas três jogadores cada. Se por um lado isso parece pouco, por outro favorece o desenvolvimento de estratégias de ataque.

Outra grata novidade no estilo de jogo é o “kill streak”, a contagem de mortes em sequência. Conforme você derrota os inimigos, essa contagem aumenta. No nível 1, você pode chamar um combat drone para ajudar, o Stalker, que atira com tudo nos adversários. O nível 3 traz o Warbringer, um tanque com alto poder de ataque e mais resistente que o Stalker. O nível 5 libera a Preyon, que age como um míssil teleguiado. Ela persegue o inimigo e o elimina rapidamente — se não for abatida no meio do caminho.

Img_normal


A melhor parte desse sistema de combat drones é que você pode ter os três simultaneamente ao seu lado enquanto ataca os inimigos, transformando o seu personagem em uma verdadeira máquina de guerra.

O jogo é desenvolvido especialmente para a Xbox LIVE Arcade e a jogatina online, portanto, não existe um modo single player. A 5th Cell conseguiu desenvolver uma programação muito competente, pois, mesmo na versão Beta, aqui no Brasil e contra competidores de todos os cantos do mundo, não enfrentamos problemas de lag ou lentidão durante as batalhas.

Os gráficos de Hybrid seguem o padrão arcade, ou seja, não são os melhores visuais já vistos em um game de Xbox 360, mesmo assim são muito bons e estão acima do padrão dos de outros jogos da XBLA. A fluência das animações é perfeita, mantendo a frame rate sempre elevada e garantindo a ação frenética das lutas o tempo todo.

Hybrid introduz elementos interessantes no estilo de jogo, saindo da vala comum e proporcionando uma experiência interessante. Vale a pena lembrar que essa é apenas a versão Beta e, até o lançamento, muita coisa pode mudar. Mesmo assim, a qualidade da produção impressionou.

0 comentários:

Postar um comentário