quinta-feira, 3 de maio de 2012

Chefe da Red 5 afirma que o modelo de consoles atual está quebrado

Img_normal


Responsável pelo design de World of Warcraft e atualmente desempenhando o papel de chefe do estúdio Red 5, Mark Kern não tem uma opinião muito positiva sobre a maneira como o mercado de consoles atual funciona. Segundo ele, o modelo adotado pelas empresas está ajudando a matar lentamente qualquer espécie de inovação da indústria.



“É preciso investir bilhões de dólares para criar um console, e então você tem que ordenhá-lo por cinco a sete anos para conseguir seu dinheiro de volta. Eu acredito que o modelo está quebrado”, declarou ele em entrevista à Eurogamer. O desenvolvedor afirma que isso está fazendo com que as empresas apostem em games com formulas mais seguras, algo que, eventualmente, vai fazer com que as pessoas se entediem e partam para outras atividades.

Indústria em risco

Kern afirmou que um dos sintomas do problema é a existência de títulos AAA e independentes, sem nenhum jogo ocupando o espaço intermediário. Além disso, ele considera insustentável uma indústria que demite funcionários caso um grande game tenha fracassado nas vendas.

“Eu acho que há um risco grave de sermos superados pela Apple, Google ou o Facebook. Veja os jogos independentes. Veja a Riot Games e o League of Legends. Eles têm mais usuários que o World of Warcraft. Isso é loucura”, afirmou. “E eles não precisam de um publicador. Quem ainda precisa disso? Eu certamente não. Eu não podia ligar menos para eles nesse estágio”.

Atualmente, Kern se dedica ao desenvolvimento de FireFall, um MMO gratuito que deve ficar longe dos consoles. “Não há incentivo para que eu vá para os consoles. Estou mais interessado em ir para o Mac OS ou até mesmo para o iOS de alguma forma. Isso é o que é interessante para mim”, justifica.

0 comentários:

Postar um comentário