Um dos aspectos mais criticados nos computadores da Apple diz respeito à incompatibilidade do sistema com jogos de alta qualidade. Durante muitos anos, o Mac OS X realmente sofreu com um pequeno acervo de games, porém, nos últimos tempos, esse quadro mudou muito.
Primeiramente, o Steam decidiu abraçar o sistema como uma nova plataforma de jogos. Em parceria com algumas desenvolvedoras, o serviço de distribuição e vendas de games facilitou a chegada de inúmeros títulos ao Mac OS X. Apesar disso, os computadores da Apple ainda não estão estabelecidos como uma plataforma crucial para as empresas do setor.
Partindo dessa premissa, elaboramos um artigo para explorar o assunto. Afinal, como o Mac OS X executa os games sem o DirectX? Quais são as perspectivas para os jogos no sistema?
Um sistema descomplicado mas estagnado
O Mac OS X é um sistema bem gerenciado que vem devidamente configurado e simplificado para que você não se complique na hora de utilizá-lo no dia a dia. Dessa forma, ele leva vantagem por não requisitar a instalação de arquivos complementares para que a API possa reproduzir os gráficos dos jogos.
O Windows 7, por outro lado, é compatível com o OpenGL 4.2 e com o DirectX 11. Essa estagnação de software no Mac OS X não apenas restringe o acervo de games, como também limita a qualidade dos títulos disponíveis. Nesse sentido, o sistema da Microsoft é superior não apenas por ser mais atualizado, mas principalmente por oferecer suporte para recursos mais avançados, como o tesselation e técnicas de renderização aprimoradas.
Detalhe: alguns consumidores relatam que o sistema da Apple não tem o OpenGL atualizado devido a uma política da empresa de reescrever os drivers e liberar atualizações simultâneas para que o máximo de pessoas seja beneficiado.
Desenvolvimento e lançamento
Às vezes, esse processo é demorado e gera um atraso considerável no lançamento de games para o Mac OS X. Para exemplificar, pense nos jogos da série The Witcher. Semana passada, os proprietários de computadores da Apple receberam a versão aprimorada do primeiro game. Enquanto isso, os jogadores que usam o Windows estão aproveitando The Witcher 2.
AMD — A parceria perfeita
Computadores com processadores gráficos da série Radeon podem executar perfeitamente os games mais recentes, como Mafia II, Batman: Arkham Asylum e Duke Nukem Forever. Claro, disso ninguém tem dúvida, afinal, essas GPUs já demonstraram sua capacidade nos inúmeros benchmarks para Windows.
Agora, fica a dúvida: por que optar pela AMD? A Apple não justifica suas decisões de maneira alguma, entretanto, o que se pode presumir é que a companhia optou pela nova parceira devido ao baixo custo dos chips e ao excelente desempenho com aplicativos que utilizam o OpenGL.
Os games para Mac OS X podem ser executados em chips mais antigos. Portal 2, por exemplo, requisita uma ATI Radeon 2400 ou uma NVIDIA 8600M ou até mesmo uma Intel HD Graphics 3000. Da mesma maneira como ocorre no Windows, a utilização de uma GPU mais fraca resulta em gráficos de qualidade inferior.
Mac OS X versus Windows 7
Em 2010, o site MacWorld realizou uma comparação entre jogos executados no Windows 7 e no Mac OS X. As máquinas utilizadas nos benchmarks eram notebooks e desktops da Apple, sendo que somente o sistema mudava. O Windows 7 apresentou superioridade em mais de 90% dos testes, tanto em jogos quanto no aplicativo Cinebench.
Pode parecer uma derrota absurda para computadores da Apple, mas, na verdade, é mais sensato considerar que só de existir esse tipo de comparação significa que os consumidores que utilizam Mac estão no lucro. Afinal, antigamente os jogos eram totalmente voltados para o sistema da Microsoft.
E se a Apple investisse pesado em games?
Agora, você já pensou como tudo seria diferente se a Apple investisse pesado nesse aspecto? A primeira diferença estaria no OpenGL atualizado e pronto para trabalhar com técnicas novas, incluindo o tesselation. Depois, seria notável uma mudança absurda na oferta de jogos na Mac App Store, afinal, a companhia não deixaria o Steam ser o principal serviço do segmento.
Além disso, poderíamos esperar por controles compatíveis com computadores Mac. É provável que essas mudanças não resultem em alterações no desenvolvimento de jogos, porém, pelo menos os jogadores teriam mais motivos para optar por computadores da Apple. Será que um dia veremos L.A. Noire no Mac OS X?
Enfim, dito tudo isso, fica claro que o sistema aos poucos está ganhando o formato Mac OS Gaming. Ainda deve demorar um bocado para vermos os grandes títulos serem lançados simultaneamente no sistema da Apple e da Microsoft. Contudo, alguns games já têm anúncios bem explícitos quanto à compatibilidade com o sistema. Você já experimentou jogos no Mac OS X?
0 comentários:
Postar um comentário