sexta-feira, 27 de abril de 2012

Você acha que o nome Wii U deve mudar? [enquete]



Pela primeira vez na história, a Nintendo fechou um ano fiscal com prejuízo.  As perdas operacionais da Big N foram de 459 milhões de dólares entre os meses de março de 2011 e março de 2012.  O motivo principal da queda foi a redução de 36,2% nas vendas dos produtos fabricados pela empresa.



Para reverter essa situação a Nintendo aposta no Wii U, o novo console da companhia que será totalmente revelado na E3 deste ano. A  empresa já fez sua apresentação na E3 de 2011, indicando que estava pronta para entrar no mundo da alta definição e queria apelar para um público maior. A apresentação de uma série de títulos hardcore e uma versão de Zelda em HD deram os sinais do que virá pela frente.

Mas um fantasma tem assombrado a Nintendo: o nome do novo console. Para o site de notícias IGN, “Wii U” envia mensagens misturadas. Se a empresa quer atrair os jogadores de games hardcore, este nome parece não ser o mais indicado por estar intimamente ligado ao seu antecessor.

Ou vai ou racha

Apesar de o Wii dominar o setor por vários anos com vendas bem superiores aos do PlayStation 3 e do Xbox 360 nos primeiros anos, o console foi perdendo fôlego devido aos gráficos defasados e a falta de títulos hardcore. E dessa forma, as vendas do vídeo game desabaram.

Mas o fim do ano fiscal de 2011 pode indicar novas mudanças no rumo da companhia. Esse seria o momento perfeito para a Big N mudar o nome do console, rebatizando-o com algo que faça sentido tanto para jogadores casuais quanto para os hardcore. De acordo com o IGN, esse é o problema do Wii U: o nome não se encaixa em nenhuma prioridade da empresa.



Confusões e falta de sentido

O presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, justificou o nome, afirmando que o novo console será “inclusivo”. “Wii” é um trocadilho de “We” (nós), e “U”, uma referência para “You” (você). Nós e você. Faz algum sentido?

A escolha do novo nome chegou a causar algumas confusões logo após a apresentação do console. Algumas pessoas acreditaram que o novo controle era apenas um tablet para o Wii. E muitas pessoas não compreenderam que o Wii U será uma nova geração de console.

É casual ou hardcore?

Devido as enormes vendas do Wii, é natural acreditar que a empresa esteja tentando manter uma marca que fez estrondoso sucesso. Mas relacionar o Wii U com o antigo console é caracterizá-lo como um vídeo game que prioriza a família e os jogos casuais.

Por isso, o nome Wii U pode fazer com que os jogadores esperem por jogos como “Wii U Fit”, “Wii U Sports”, e não por um novo Call of Duty. E a Nintendo quer esses usuários que ficam ansiosos por uma nova versão de um grande jogo de FPS.

Se a Big N quer mudar esse conceito, é preciso criar uma marca forte. Um nome condizente com seus novos planos. E “Wii U” talvez não seja a escolha ideal para representar uma nova imagem da Nintendo na próxima geração dos consoles.

E você? Acredita que Wii U é o nome ideal para o próximo console da Big N?

0 comentários:

Postar um comentário