sexta-feira, 20 de abril de 2012

Halo 4: O herói das guerras espaciais está de volta


Desde que a Microsoft surpreendeu o mundo com o anúncio de Halo 4, pouquíssimas informações consistentes sobre as novidades da série foram reveladas. Uma coisa ou outra foi apresentada em alguns eventos, mas nada substancial ou que fosse o suficiente para satisfazer a curiosidade dos fãs que aguardam ansiosamente o retorno de uma das mais icônicas franquias desta geração.



Contudo, a revista norte-americana Game Informer decidiu acabar com o sofrimento e trouxe uma tonelada de detalhes inéditos sobre o game, principalmente sobre o que a 343 Industries está preparando para o modo online do título. Quer saber mais? Então prepare o coração, pegue sua armadura e parta para a batalha.

Treinamento espartano

Se o grande foco da série sempre foram as partidas online, nada mais justo do que começar a lista de novidades com essa modalidade. De acordo com a publicação, a desenvolvedora fará com que o modo multiplayer esteja diretamente ligado à história, de modo que os jogadores sintam que estão fazendo parte daquele universo e do contexto apresentado na campanha principal.



O game ainda trará dois estilos de jogo, sendo o primeiro a clássica competição. A justificativa dada pela 343 para esse confronto entre supostos aliados é que os jogadores assumirão o papel de soldados da Spartan IV que participam de treinamentos, e que todos os mapas são hologramas.

Além de colocar esses recrutas em uma guerra simulada, um novo sistema de progressão foi criado para incentivar a evolução dos personagens: o chamado Spartan Points, que pode ser usado para aprimorar sua armadura e suas armas, além de melhorar sua posição no ranking geral.

Outro ponto citado pela Game Informer são os modos existentes. Juntamente com algumas modalidades já conhecidas dos fãs, há também algumas estreias. É o caso do chamado Regicide, que transforma o líder da sala em um rei que deve ser caçado pelos outros jogadores. A diferença é que o prêmio dado a quem derrotar esse líder aumenta de acordo com o desempenho do rei, o que torna tudo ainda mais interessante e disputado.



No entanto, a grande novidade prometida pela revista para Halo 4 está exatamente no chamado Spartan Ops, um modo cooperativo para até quatro pessoas. Segundo membros do fórum NeoGAF, trata-se de algo muito mais parecido com o Spec Ops de Call of Duty: Modern Warfare e terá um grande foco em sua história.

Além disso, a 343 pretende usar esse novo recurso como incentivo para fazer os jogadores retornarem ao game por um bom tempo após o lançamento. Isso porque, conforme relatou o site VG247, a empresa pretende lançar novas cenas e missões a cada semana. A boa notícia é que esse conteúdo não será tratado como DLC, ou seja, será liberado gratuitamente.

Entre relacionamentos e novas ameaças

Se o modo multiplayer teve uma enxurrada de novidades, a campanha principal ainda está encoberta por muito mistério. Ainda não sabemos muito do que acontecerá, embora a Game Informer tenha adiantado algumas informações interessantes.



De acordo com a revista, Halo 4 se passará no ano 2557, ou seja, 4 anos, 7 meses e 10 dias depois dos acontecimentos finais do terceiro título da série. Os motivos para trazer uma diferença tão exata de data não foram explicados, mas certamente terão algum significado maior na trama.

Além disso, a publicação afirma que o enredo terá início após Cortana despertar Master Chief de seu sono criogênico. O motivo para isso é a suposta presença de um intruso na nave em que os personagens se encontram — algo que já havia sido explicado anteriormente.

Outro ponto interessante é que a 343 pretende fazer com que toda a narrativa gire em torno do relacionamento entre esses dois personagens. Os fãs, no entanto, podem respirar aliviados, já que a ideia de um romance entre eles já foi descartada.



A Game Informer ainda apresenta outro elemento central da nova trilogia Halo. De acordo com ela, trata-se dos Forerunners, uma antiga raça alienígena que foi responsável por uma das maiores atrocidades da história da galáxia. Segundo o diretor de desenvolvimento da franquia, Frank O’Connor, essa civilização já combateu os humanos há muito tempo e os venceu, obrigando-os a regredir de uma sociedade evoluída para os homens das cavernas — e que essa relação será resgatada em Halo 4. Os Flood e Covenant também estarão de volta e trabalharão, junto, de um modo que os fãs não viram até agora.

E como fica a jogabilidade?

Por fim, resta a dúvida: o que a 343 Industries trará de novo para a jogabilidade? Nada muito concreto ou detalhado foi dito sobre isso, embora algumas dicas tenham sido dadas pelos desenvolvedores.

Algo que vai agradar aos fãs é a possibilidade de fazer com que seu personagem corra pelo cenário, o famoso sprint. De acordo com o fórum do NeoGAF, os jogadores não precisarão se preocupar em gastar seus Spartan Points para isso, já que se trata de uma habilidade nativa da armadura.



E por falar na icônica vestimenta da franquia, alguns recursos estão de volta, como a utilização de hologramas, jetpack e camuflagem. Quem já está acostumado a utilizar essas artimanhas não irá estranhar o funcionamento de Halo 4.

A grande novidade fica por conta da chamada Forerunner Vision, uma espécie de raio X que permitirá que o jogador localize inimigos mesmo com paredes e outros obstáculos à sua frente. A promessa, contudo, é a de que esse recurso não funcionará em outras pessoas, o que pode significar que ele não será muito útil nas partidas multiplayer.

0 comentários:

Postar um comentário