sábado, 21 de abril de 2012

O marketing nos tempos de Call of Duty



O mercado de jogos atual tem um dono: Call Of Duty. Não é raro ouvir desenvolvedores grandes e pequenos falando sobre como seus títulos podem ter apelo para o público que é fã da franquia de tiro. Um especial, publicado pelo site GamesIndustry, mostra como uma divulgação bem feita alavancou as vendas de Batman: Arkham City e The Elder Scrolls V: Skyrim.



Para a Rocksteady, o grande desafio do game do Homem Morcego era fazê-lo atrativo também para quem não é fã de super-heróis. Foi daí que surgiu a ideia de usar artes em preto e branco, cheias de luz, que evidenciavam a humanidade dos personagens e se distanciavam das cenas tradicionais dos gibis.

Foi daí que surgiu a icônica imagem “The Wipe”, em que Batman é mostrado limpando o sangue – o único elemento com cor – de seu rosto. A arte apareceu em mais de 120 capas de revista e atingiu 15 milhões de jogadores. A estratégia de marketing também incluiu trailer que acumularam 6 milhões dfe visualizações.

Ao lado de uma agressiva campanha de marketing online e muito suporte de varejistas, que ofereciam DLCs exclusivos, a Rocksteady viu as pré-vendas de Batman: Arkham City crescer mais de 200% em relação ao título anterior. Ao todo, o game vendeu mais de 6 milhões de unidades em todo o mundo.



Já no caso de The Elder Scrolls V: Skyrim, o foco no personagem se deu para mostrar que o título tinha força, apesar de abordar temas distantes do mundo de Call Of Duty. O RPG da Bethesda é um título single player, com temas de fantasia e RPG. Sendo assim, a ideia da divulgação era focar em temas que independiam do gênero.

A atenção aos detalhes foi o diferencial aqui. O logo do game, por exemplo, levou meses para ficar pronto e recebeu tanto cuidado quanto o game em si. A ideia era mostrar o tema fantasioso de forma moderna, sendo atrativo para todos os tipos de público.

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