terça-feira, 10 de abril de 2012

Aliens: Colonial Marines

A verdadeira sequência de Aliens, O Resgate não está nos cinemas.



Aliens: Colonial Marines é possivelmente o projeto mais arriscado a já passar pelas mãos da Gearbox Software. Mais do que um jogo de tiro em primeira pessoa, o game pretende ser uma verdadeira sequência para o filme Aliens, O resgate, assumindo a responsabilidade de eliminar várias das inconsistências vistas em Aliens 3, de David Fincher.

A trama segue os passos de um grupo de soldados espaciais recrutados para investigar o que aconteceu à nave Sulaco e a seus tripulantes. Junto a três companheiros, cabe a você navegar por corredores escuros enquanto tenta escapar de um verdadeiro enxame de xenomorfos. Porém, não basta atirar em tudo o que se move para sobreviver, pois no título quase sempre seu inimigo tem a vantagem numérica.

Img_normal


Terror psicológico

Aliens: Colonial Marines pretende trazer para o mundo dos jogos eletrônicos os mesmos tipos de emoções vistas nos primeiros filmes da série. Para isso, ele pretende misturar o terror e a tensão do primeiro Alien com as grandes doses de ação vistas nas sequências Aliens e Alien 3.

Segundo o site Joystiq, a atmosfera construída pelos desenvolvedores contribui bastante para a tensão da aventura. Enquanto o jogador percorre salas com iluminação precária repletas de manchas de sangue e pedaços de corpos, é comum ouvir sons cujo ponto de origem nunca fica realmente claro.

Img_normal


“Para fazer os xenomorfos parecerem realmente assustadores, os colocamos em situação em que eles realmente provocam medo”, explica o produtor do game, Brian Burleson. Isso significa que, em muitos casos, você simplesmente não vai ter os recursos necessários para derrotar as criaturas que começam a surgir de dutos de ventilação, salas aparentemente vazias e grades no chão.

Os gráficos do game contribuem muito para manter esse clima de tensão constante. Os vídeos e imagens divulgadas até o momento mostram um game bastante semelhante aos filmes que lhe serviram de inspiração, em que a iluminação (ou a falta dela) se mostra essencial para envolver o jogador naquilo que é mostrado na tela.




Fidelidade ao material original

Uma das principais preocupações do time de desenvolvimento foi respeitar o cânone estabelecido pelos filmes. A preocupação com a fidelidade foi tanta que a equipe de desenvolvimento chegou a trocar a posição dos bolsos da calça dos soldados após fãs da série apontarem o fato de que eles ficavam na parte da frente e não atrás dos personagens.

Porém, não espere que tudo seja exatamente igual ao que já foi visto nos longas-metragens. A Gearbox incluiu diversas novas subespécies de xenomorfos ao título, cada uma com características próprias. Enquanto alguns alienígenas vão usar seu peso e velocidade para atacar o jogador de frente, outros preferem usar a velocidade que possuem para matar de forma furtiva e preparar emboscadas.

Img_normal

Segundo Mikey Neuman, Chefe Criativo “Campeão” do game, todos os elementos mostrados no jogo foram aprovados pelo estúdio 20th Century Fox. “Nossos interesses eram bastante parecidos”, disse ele ao Joystiq. “Nós dissemos, ‘Isso é o que queremos dizer com Aliens’ e eles responderam ‘Ok’. Então acho que tivemos um relacionamento muito bom”, complementa.

Modo cooperativo e multiplayer competitivo

Uma das principais diferenças entre Aliens: Colonial Marines em relação a outros jogos do gênero FPS é a inclusão de um modo cooperativo em que participantes podem entrar e sair da aventura a qualquer momento. Isso serve não só para você pode jogar o game com outras pessoas, contribuindo também para mudar o clima do jogo como um todo.

Enquanto a experiência para um jogador é marcada pela tensão, a adesão de outros soldados faz com que a ação ganhe destaque. Segundo o produtor do game declarou à Gamespot, o ideal é que as pessoas participem da experiência tanto sozinhas quanto na companhia de alguns amigos.

Img_normal

O game também conta com vários cenários competitivos, em que um time controla os soldados humanos enquanto o outro grupo guia os alienígenas. Segundo o CVG, quem opta pelos xenomorfos é brindado com uma jogabilidade bastante diferente, com uma câmera em terceira pessoa que ajuda a navegar pelos corredores escuros e dutos de ventilação da Sulaco.

O modo multiplayer do game “guia você a desempenhar um papel que imita o longa-metragem, criando uma sensação de autenticidade sem nenhum esforço aparente”, afirma a publicação.



Ao que tudo indica, Aliens: Colonial Marines deve ser um dos FPS mais interessantes de 2012. Seja você um fã da série cinematográfica ou alguém que nunca teve contato com os alienígenas xenomorfos, o título promete misturar tiroteios, medo e tensão de forma perfeita. Fique ligado no WOG para conferir mais detalhes sobre o jogo, cuja data de lançamento ainda não foi especificada pela produtora.

0 comentários:

Postar um comentário