terça-feira, 3 de abril de 2012

Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games

No Nintendo 3DS, as Olimpíadas já começaram!

Para todos que vivenciaram a “guerra” entre a Nintendo e SEGA no início dos anos 90, a lembrança de Mario e Sonic sempre estará marcada pela rivalidade das duas empresas. Por isso, para muita gente, o fato das duas mascotes dividirem o papel principal ainda pode ser algo estranho.
Mesmo assim, esta não é a primeira vez que os dois personagens participam dos Jogos Olímpicos, de modo que a SEGA já está criando uma tradição na criação de games baseados no evento realizado a cada dois anos (se contarmos a sua edição de Jogos de Inverno).Embora tenham alcançado relativo sucesso, os jogos anteriores da série não chegaram a ser excepcionais, ainda que oferecessem uma série de opções bastante divertidas. Será que na edição de Londres dos Jogos Olímpicos a SEGA consegue ganhar uma medalha de ouro no quesito desenvolvimento?

Aprovado

Treine em todos os esportes
Se há algo que nos fascina durante as Olimpíadas é o incrível número de diferentes modalidades. Assim, há desde esportes mais conhecidos, como futebol e basquete, até outros não tão populares (mas igualmente desafiadores), como salto com vara e esgrima.
Seja em medleys criados pelo jogador ou no modo história, o game apresenta mais de cinquenta esportes diferentes, representados com mini games únicos baseados nos diferentes recursos do Nintendo 3DS – algo que lembra os títulos da linha WarioWare.
Img_normal
Embora a mudança de ritmo não seja tão frenética como no caso dos games do antagonista de Mario, há jogos para todos os gostos que não te deixarão parado. Assim, em um momento é necessário bater na tela com os dedos para simular os movimentos da natação, para depois ser preciso assoprar no microfone do portátil para ajudar o seu barco a vela avançar a pelas águas.
As Olimpíadas nunca estarão em perigo com a presença de nossos heróis!
Na primeira vez que o jogador ligar o game, são exigidos o seu nome e nacionalidade. A partir daí, o jogo oferece dois modos principais: um casual, no qual é possível escolher qualquer um dos mini games baseados nos Jogos Olímpicos, e o modo história.
Img_normalA última opção apresenta uma aventura em que Dr. Eggman se alia a Bowser para acabar com os Jogos de Londres. O motivo? A organização do evento teve a pachorra de não convidá-los para participar!
Por conta disso, a dupla maligna cria máquinas que envolvem a cidade em uma neblina mais densa do que o normal. Tudo isso para espantar os competidores e fazer com que o evento seja cancelado. A partir daí, Mario e Sonic precisam contatar seus amigos para ajudá-los a derrotar os vilões em competições esportivas, para ganhar o direito de destruir as máquinas – uma aventura divertida e que apresenta um pouco de cada modalidade olímpica.
Experiências viciantes
Embora nem todos os mini games sejam interessantes, há muita coisa que certamente irá chamar a sua atenção. Para incentivar que o jogador continue melhorando, todos os esportes contam com recordes locais e mundiais. Além disso, conseguir medalhas de ouro em todas as dificuldades também é um desafio capaz de entreter por bastante tempo.
Para recompensar tanto esforço, a participação de eventos oferece tickets especiais para premiar os jogadores, os quais podem ser utilizados para obter medalhas especiais que podem ser anexadas ao seu perfil online.

Reprovado

Redução de tamanho significa redução de conteúdo?
Enquanto o game apresenta alguns esportes a mais em comparação com a versão para o Nintendo Wii, algumas modalidades foram cortadas na transposição para o Nintendo 3DS. É o caso dos Dream Events – esportes menos realistas e mais compatíveis com o universo original dos atletas do game – e do London Party, que funcionava como uma espécie de Mario Party Olímpico.
Mario corre tão rápido quanto Sonic?
Img_normalEnquanto todos os personagens possuem características e histórias de fundo únicas, isso não se traduz em Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games. Desse modo, Mario e Luigi não apresentam desvantagem alguma em relação a Sonic e Tails durante eventos como uma maratona, por exemplo.
Ao mesmo tempo, o jogo utiliza classificações arbitrárias para dividir os personagens em categorias que não se misturam. Assim, a princesa Peach pode competir apenas contra outras personagens femininas, como Amy e Daisy, enquanto Donkey Kong só enfrenta outros personagens selvagens (Wild Ones) como Knuckles e Bowser. Uma separação confusa e um pouco decepcionante.
Animações irritantes
Embora o modo história seja um esforço válido para tentar apresentar uma narrativa que coloque algum sentido na participação dos heróis nas Olimpíadas, as cenas de transição acabam irritando graças à péssima caracterização dos personagens. Em vez de serem dublados ou permanecerem calados, a SEGA decidiu fazê-los repetir alguns de seus sons característicos, traduzidos com a ajuda de legendas. Uma péssima ideia que fará você abaixar o som do 3DS.

Vale a pena?

Quem procura um jogo que ofereça diversão rápida e sem muito propósito pode encontrar em Mario & Sonic at the 2012 London Olympic Games uma boa opção de entretenimento. Afinal, o game oferece cerca de 50 opções de mini games variados, que podem ser acessados rapidamente.
Já aqueles que procuram um título um pouco mais substancioso, irão se decepcionar. Apesar de um modo história relativamente completo, o game pode se tornar enjoativo a partir do momento em que você completar todos os desafios de seus esportes favoritos. Desse modo, é um títuloque vale bastante a pena caso seja alugado ou emprestado, e nada mais.

0 comentários:

Postar um comentário